segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Vai abrir seu próprio negócio? Veja algumas dicas ...

Se voce decidiu que vai se enveredar no mundo dos negócios, que é realmente o que quer. Então aqui vão algumas dicas de como fazer para abrir sua empresa:

1 - Faça o planejamento da atividade que voce escolheu antes de iniciá-la.
      Para que seu negócio tenha sucesso, Planejamento é a palavra chave. E algo que vai te ajudar muito nesta fase é o Plano de negócios (já falei sobre ele em outro post).
      Defina se voce vai precisar de ajuda para conduzir sua empresa, se sim, de quem será esta ajuda, de sócios ou empregados. E pense bem, pois as vezes o conjuge nem sempre é a melhor opção.
      Quando se monta empresa, e não se define bem quem vai ajudar, ou não se tem recursos suficientes para a contratação de funcionários para todas as funções, o empreendedor é que acaba fazendo uma grande parte das funções, ou seja, compras, vendas, pagamentos, controle de estoque, ir à bancos, às repartições públicas, etc, então, tem que ver se tem o conhecimento suficiente para abraçar todas as atividades, e se não tem, então será necessário correr atrás do conhecimento, desenvolver estas habilidades para que o negócio dê certo, que vá em frente até que se tenha condições de ter mais pessoas para ajudar.
      Mas lembre-se: Nunca abra um negócio se não gosta do que pretende fazer!!! Precisa se ter paixão pelo que se vai investir.

2 - Busque orientação sobre a melhor forma de legalização de seu negócio.
      A legalização de um negócio nem sempre significa que será necessário "abrir uma empresa". Hoje em dia, tem várias funções que não tem necessidade de se ter uma empresa, dependendo da sua função, voce pode ter registros como autônomo, como empreendedor individual, então, busque por um contador para que ele te dê os melhores caminhos para que seu negócio comece corretamente.

3 - Voce tem que se preparar para gerenciar seu negócio de maneira adequada e moderna.
      Gerenciar uma empresa ou mesmo uma atividade significa seguir as regras básicas, portanto, não fique desatento, pois o prejuízo será só seu, futuro empresário.

4 - Observe bem sua concorrência, nunca os trate como inimigos, tenha em mente que eles é que irão ditar como seu negócio irá progredir, seja melhor que eles e voce terá muito sucesso em sua jornada.

5 - Se vai trabalhar com funcionários, monte uma boa equipe e saiba que seu negócio vai depender em muito deles, pois serão eles os responsáveis por uma boa parte das atividades da empresa, e veja-os como "colaboradores" e não como "empregados".

6 - Prepare-se para trabalhar muito, um empresário não trabalha somente 8h, 5 dias da semana, ele está 24h no ar, 7 dias por semana, mesmo não estando o tempo todo na empresa, ele está sempre vendo novidades, procurando novos produtos, enfim, ele literalmente "vive" para seu negócio, porém, não seja escravo do seu negócio, tenha tempo para voce.

7 - Se possível, saia da parte operacional o quanto antes, pois sua mente precisa estar aberta para gerenciar o seu negócio e não ficar o tempo todo fazendo atividades que não são essenciais.

8 - Saiba delegar e cobrar atitudes e tarefas de seus colaboradores.

9 - Esteja aberto para as novidades e quando tiver que tomar uma atitude para melhorar seu negócio, haja de maneira rápida e planejada, pois se voce não agir, seu concorrente pode fazer primeiro e voce pode perder uma grande oportunidade de se diferenciar.

10 - Se tiver dúvidas como gerenciar seu negócio, procure informações, busque conhecimento. Um local onde voce pode buscar muitas informações é no site do Sebrae (www.sebrae.com.br). Lá voce pode até fazer cursos on-line gratuitos que irá te auxiliar em muitas situações.

BOA SORTE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário